STUBNER LUCAS
ARQUITECTOS
About

O atelier de arquitectura Stubner Lucas arquitectos, com gabinete localizado em Lisboa e representação permanente em Évora, desenvolve os projectos com uma equipa de colaboradores arquitectos, expandindo a sua equipa, sempre que necessário, através de parcerias com equipas técnicas de diversas áreas da engenharia, do design ou das artes plásticas. Aos projectos desenvolvidos no atelier é atribuída a inerente autoria e responsabilidade técnica perante o cliente e as entidades licenciadoras.
Ricardo Stubner Lucas

Ricardo Stubner Lucas (Évora 1976) licenciou-se no ano 2000 em arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Colaborou com o gabinete de arquitectura “Promontório Arquitectos” em 2000 e com o gabinete “Atelier Cidade Aberta” de 2000 a 2005. Desde 2005 exerce em atelier próprio e tem desenvolvido parcerias com João Afonso Modas.
Em 2009 defendeu dissertação de Mestrado em Regeneração Urbana e Ambiental na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) com o tema "Regeneração Urbana e Ambiental de Áreas de Pequena Industria - Évora, Caracterização e Oportunidades", tendo como orientador de dissertação o Professor Doutor João Pedro Costa.
Em 2010 frequentou e concluiu o 1º ano do Doutoramento em Urbanismo da FAUTL focando a investigação na Regeneração Urbana de Áreas Industriais no Contexto das Cidades Médias.
Dos trabalhos desenvolvidos em colaboração com o “Promontório Arquitectos” destaca-se o 1º lugar no Concurso por convite para a elaboração das Lojas Telecel e a consequente elaboração de projectos para 12 lojas de Norte a Sul do país. Colaborou também na remodelação do Aparthotel Magnólia-Mar no empreendimento turístico de Tróia e no projecto de execução de um edifício de habitação no Parque das Nações em Lisboa.
No “Atelier Cidade Aberta” destacam-se as colaborações no 1º lugar no concurso por convite para a elaboração dos Edifícios de Habitação e Equipamento na parcela da Rua de Cabo Verde no Cacém, inserido no programa CacémPolis, o stand e oficinas da Mercedes de Sete-Rios em Lisboa e a biblioteca e edifício multifunções em Viana do Alentejo.

João Afonso Modas
João Afonso Modas (Évora 1977) licenciou-se no ano 2002 em arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa. Efectuou o estágio profissional para ingresso na Ordem dos Arquitectos, entre 2002 e 2003, na Direcção de Infra-Estruturas do Estado Maior da Força Aérea Portuguesa em Alfragide, colaborando com estes serviços até final de 2004. Actualmente exerce as funções de responsável técnico e projectista na empresa “A. V. Modas Construção Civil, Lda.”, sediada em Évora, sendo responsável, desde 2005, por todos os projectos de arquitectura, acumulando também as funções de director técnico das correspondentes obras. Desde 2005 exerce em atelier próprio e tem desenvolvido parcerias com Ricardo Stubner Lucas.
Pós-Graduado em Planeamento e Construção Sustentável pela Universidade Lusíada de Lisboa, tendo como professores coordenadores o Professor Doutor Arquitecto Alberto Reaes Pinto e o Professor Doutor Engenheiro Manuel Marques Inácio, desenvolvendo o tema “Unidades Mínimas Habitáveis, Ecológicas e Flexíveis” em trabalho final de investigação.
Dos trabalhos desenvolvidos na “Direcção de Infra-Estruturas do EMFA” destaca-se a remodelação do Edifício de Habitação A4 do Bairro Residencial da BA11 em Beja, a ampliação do Edifício da Esquadra 101 da BA11 na Base Aérea de Beja e a ampliação e remodelação do Edifício da Esquadra 304 da BA5 na Base Aérea de Montereal.
Nos trabalhos elaborados na empresa “A. V. Modas Construção Civil, Lda.” destacam-se os projectos de arquitectura de duas Moradias Unifamiliares no Bairro do Bacelo em Évora e uma Moradia Unifamiliar na Quinta Nova do Xarrama em Évora.